Na Rua do Pinheiro

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

As Minhas Férias

Voltei! As férias estão quase a acabar. Mas quero contar-vos o que fiz. Aqui vão as devidas informações:



Como vos prometi, li...


e li...


E tornei a ler...

Gosto muito de tomar banho no mar...quando não há ondas. Sim, porque eu sei nadar mas de vez em quando tenho de tocar o chão para saber que tenho pé! Mas para mim a praia é também tudo o que está próximo dela.


Como isto.


Ou isto.


Ou ainda isto.

Admiro o quotidiano do povo que vive à beira-mar:


As redes de pesca



As casas dos pescadores.

Admiro a fauna que me rodeia. Foi a primeira vez que vi um camaleão. Apresento-vos o "Verdinho":


Sim, sim, devolvi-o à natureza e à sua companhia. Os camaleões andam sempre aos pares.

Mas o que eu gosto ainda mais do que nadar no mar é de nadar em praias fluviais como esta em Figueiró dos Vinhos:



O local chama-se Fragas de S. Simão



Ao longo do rio Alge há muitas piscinas naturais iguais a esta. Espectacular!





Uma das piscinas, vista de um miradouro. Foi lá em baixo, muito em baixo, entre penhascos e árvores enormes, que eu nadei!


E também nadei no rio Zêzere junto ao parque de campismo. Voilá!


Depois do banho não podia faltar o passeio pedestre que nos levou á aldeia de S. Simão de onde se disfruta de uma paisagem esmagadora.



Eis-nos a caminho



Nesta altura o calor apertava mas a paisagem que nos rodeava amortecia o cansaço.



Mas valeu a pena! Finalmente a aldeia de S. Simão situada no cimo da serra. É a mais famosa aldeia de xisto que existe na região.



Um pormenor da aldeia




Em deslumbramento, tomámos uma cerveja fresquinha no único restaurante que há na aldeia.

Também não perco a oportunidade de visitar os monumentos históricos das povoações por onde passo e as actividades culturais que tenham para oferecer ao visitante. Assim, desloquei-me a Pera, uma povoação perto de Albufeira onde está a decorrer a maior exposição de construções de areia do Mundo- Fiesa 2010.









Só um cheirinho para ficarem com apetite e pedirem ao pai e à mãe para irem ver, caso passem férias perto de Albufeira. Para arranjarem dinheiro para os bilhetes, basta a família não comer bolas de berlim e gelados durante dois dias!

Também visitei o castelo de Silves, no interior do qual estava patente uma exposição fotográfica, de um fotógrafo espanhol, sobre o lince ibérico. Maravilhoso!









Que tal? Há pessoas que não só sabem preservar o que têm, como sabem mostrar o que têm aos visitantes...!

Agora o lince:



A apresentação da exposição no jardim do castelo



Na recepção

E algumas fotos... de fotos!









Lindo bicho! Pena estar em extinção... Mas não posso pensar nisso, senão não paro de escrever e de me enervar.

E pronto. Estas foram as minhas férias! As férias ideais! Descanso, cultura, diversão !

Pensem comigo: Afinal, a felicidade é feita de pequenos pormenores.

Um xi-coração! Podem clicar nas fotos para as verem ampliadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário