Na Rua do Pinheiro

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Biografia - Maria Rosa Colaço



Maria Rosa Colaço nasceu em Torrão) Alcácer do Sal em 1935. Fez o Curso de Enfermagem e foi professora do ensino primário em Moçambique e em Almada.
Foi uma acérrima defensora da importância da leitura para o desenvolvimento e educação da criança.
Deixou-nos uma obra repartida entre a literatura infantil, a ficção e o teatro e os programas de televisão para crianças.
"A Criança e a Vida" foi considerada a sua obra mais importante tendo sido traduzida para diversas línguas e teve mais de 40 edições.
Além de outros prémios recebeu o Prémio Revelação de Teatro com a peça "A Outra Margem" e ganhou o Prémio Soeiro Pereira Gomes com o livro "Gaivota".
A Câmara Municipal de Almada promove o Prémio Literário Maria Rosa Colaço com o objectivo de distinguir anualmente obras inéditas redigidas em português no domínio da literatura juvenil e da literatura para a infância.
Faleceu a 13 de Outubro de 2004.


Bibliografia (entre outros)

A Criança e a Vida
Aventura com Asas
Maria Tonta como Eu
O Coração e o Livro
Espanta-Pardais



João-Flor e Joana-Amor são dois simpáticos caracóis irmãos mas que são muito diferentes um do outro. Certo dia o vento leva todas as folhas da árvore onde vivem e, perante a sua tristeza, os manos caracóis decidem ir atrás das folhas para as convencerem a voltar. Como podem calcular é uma grande viagem para os pequenos caracóis, viagem essa que acaba por ser a maior aventura das suas vidas.
É uma edição da Editora Nova Vega da colecção "Grandes Pequeninos" (colecção que também tem incluído o meu livrinho "Marta Aprende a Voar" ) com maravilhosas ilustrações de Fátima Afonso.

Com este livro aprenderão o valor da amizade.







Um grande xi-coração!


2 comentários:

  1. Quem são os pais de Maria Rosa Colaço?

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de ajudar mas não sei quem são os seus pais. Sei que tem três filhos.

    ResponderEliminar