Na Rua do Pinheiro

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Férias 2013/ Alvor

Olá pequenada! Voltei de férias! E como vem sendo habitual vou contar-lhes como foram estas férias de 2013. que passei na linda vila de Alvor, no Algarve, pertinho, pertinho de Portimão. Vocês já sabem que para mim as férias são compostas de diversão, cultura  e descanso. Ora bem! Vamos Começar!

Comecei por visitar a Igreja de S. Pedro em Alvor.É uma capela conhecida como Morabito de S. Pedro. É uma construção quadrangular do período islâmico e que foi reconvertido ao culto católico. É imóvel de interesse público.

Visitei as ruínas do Castelo, ruínas, mas mesmo ruínas. 


Aproveitei  o facto da Companhia de Teatro do Zé Raposo estar em Portimão e fui ver a peça. Gostei!




Visitei a casa onde nasceu Manuel Teixeira Gomes. A foto da placa diz-vos quem foi ele. Também vi a casa onde morreu D. João II, mas, não tinha levado a máquina fotográfica e, por isso, não tirei foto.




Em Portimão visitei o Museu. Enquanto não abriram as portas fui ver a marina ( o barco branco é o meu)


e almocei num restaurante pertinho do Museu, por sinal baratinho, o que é raro encontrar-se no Algarve.

O Museu é muito bom. Está localizado na antiga fábrica de conservas de peixe Feu Hermanos. A exposição permanente intitula-se "Território e Identidade". Tive a sorte de, na altura, ter uma exposição de arte sacra muito valiosa a que deram o título "Creio". Muito boa! Ah, é verdade, se puderem lá ir a entrada é grátis aos sábados entre as 15 e as 19 horas!. Uma boa dica não é?




Outro ponto alto: a visita aos monumentos megalíticos de Alcalar, a 1 km de Alvor. Neste sítio existia uma aldeia pré-histórica (3.000 anos antes de Cristo!!!). Resta um conjunto de sepulturas e um forno de cal. A sepultura maior é a mamoa que fica ao centro (mamoa é um montículo que cobre a câmara e revestida por pedras) e pode-se aceder à cripta por um estreito corredor (eu não consegui entrar). Vale a pena esta viagem à pré-história. Está tudo muito explicadinho no Museu de Portimão.





Fui assistir ao concerto do José Cid  na Fatacil, Feira de Artesanato.

Ah,  mas também fui à praia! Só vos digo que vale a pena ficar na praia até à tardinha, porque só assim é que se tem esta panorâmica do sol

e da lua ao mesmo tempo. Vai o sol, vem a lua.

Agora, já vocês estão a comentar: "pois, com isto tudo não leste!" Enganam-se porque li muito bons livros. Foram eles:






E li um livro para a vossa idade. Sim, que eu também leio livros infanto-juvenis.

Pronto! Foram estas as minhas férias. Gostei de partilhar convosco. Boas férias para todos. Não se esqueçam de levar na bagagem...livros. Ok?

Um grande xi-coração!


Sem comentários:

Enviar um comentário