PREGÃO
Um grande XI-
Literatura infanto-juvenil (com algumas histórias e alguns poemas da minha autoria)
Escritora portuguesa de origem alemã, nascida em Hanôver, em 1913. De ascendência judia, veio para Portugal em 1934, fugindo à perseguição nazi. É conhecida principalmente pelos seus livros para crianças e pelo seu livro sobre as memórias das perseguições aos judeus com o título "O Mundo em que vivi” (1943). Recebeu, em 1991 o Grande Prémio de Livros para Crianças atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian. Divulgou autores portugueses na Alemanha. Trabalhou também para a televisão criando séries infantis. Faleceu a 6 de Janeiro de 2006, com 92 anos.
Com "SILKA" Ilse Losa ganhou em 1989 o prémio Maçã de Ouro da Bienal Internacional de Bratislava, Eslováquia. Esta edição é das Edições Afrontamento e tem umas belas ilustrações de Manuela Bacelar, ilustradora de que também vos hei-de falar.É também mais um livrinho que faz parte da minha biblioteca privada.
debaixo das árvores. Cantavam, dançavam e dormiam grandes sestas à sombra das árvores. Era uma alegria! Era nesse dia que, por vezes, as raparigas e os rapazes arranjavam namoro. Os sítios preferidos dos benaventenses para apanharem a espiga era o sítio das Bicas, que fica perto dos Camarinhais, ao lado do Parque de Campismo, a Sesmaria Santana, perto da Coutada Velha, S. Brás, porque este dia coincide sempre com a Festa que se realiza naquele lugar e o "Oito". O "Oito" é junto à Vala Nova, onde está agora o parque de merendas. Julgo que lhe chamavam assim porque se estivermos em cima da ponte e olharmos para os dois lados, a vala parece que forma o número oito. Não sei bem se é por isso, mas olhem é a justificação que eu encontro.





