Na Rua do Pinheiro

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Biografia - Ilse Losa

Tive uma ideia! Regularmente escreverei sobre a biografia e a bibliografia de alguns escritores de literatura infanto-juvenil. Será mais uma forma de conhecerem novos autores bem como poderem ler a sua obra, conhecendo os títulos. Valeu?

ILSE LOSA

Escritora portuguesa de origem alemã, nascida em Hanôver, em 1913. De ascendência judia, veio para Portugal em 1934, fugindo à perseguição nazi. É conhecida principalmente pelos seus livros para crianças e pelo seu livro sobre as memórias das perseguições aos judeus com o título "O Mundo em que vivi” (1943). Recebeu, em 1991 o Grande Prémio de Livros para Crianças atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian. Divulgou autores portugueses na Alemanha. Trabalhou também para a televisão criando séries infantis. Faleceu a 6 de Janeiro de 2006, com 92 anos.


Bibliografia (entre outros):

Faísca Conta a sua História

A Flor Azul e Outras Histórias

Um Fidalgo de Pernas Curtas

Beatriz e o Plátano

Na Quinta das Cerejeiras

Com "SILKA" Ilse Losa ganhou em 1989 o prémio Maçã de Ouro da Bienal Internacional de Bratislava, Eslováquia. Esta edição é das Edições Afrontamento e tem umas belas ilustrações de Manuela Bacelar, ilustradora de que também vos hei-de falar.É também mais um livrinho que faz parte da minha biblioteca privada.
Um grande xi-coração

2 comentários: