Na Rua do Pinheiro

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O Regresso de Florença

Desculpem só agora escrever esta mensagem depois da minha vinda de Florença. Tenho andado atarefada a contar histórias sobre o meu livrinho " O Pai Natal Existe" a várias turmas do Centro Escolar de Benavente.
Mas voltando a Florença, como eu esperava, a cidade extasiou-me e vim mais rica, não de dinheiro, mas de conhecimento. Reparem:















A famosa Fonte de Neptuno, de Ammannati. Soberbo!
















Foto onde se vê parte da fachada da Catedral de Florença, a entrada do Baptisfério, e o impressionante Campanário. Tudo em mármore de Carrara (branco), mármore de Prato (verde) e mármore de Marema (rosa). Impressionante e gigantesco!
















Frente ao Palácio Velho estão estas duas estátuas: a da esquerda é uma réplica de David, de Miguel Angelo, a da direira é Hércules e Caco, original de Bandinelli. O original de David encontra-se no Museu da Academia, que eu tive a felicidade de visitar. O original tem 5 metros de altura. Mais uma vez fiquei de boca aberta.















Do miradouro que fica na Praça Miguel Ângelo obtem-se uma paisagem sobre a cidade de Florença. Ao fundo a Catedral e o Campanário. Fantástico!

















A Ponte Veccio (Ponte Velha) é a mais antiga da cidade. Foi a única a sobreviver à guerra. Os nazis acharam que a ponte era bela demais para ser destruída. Tem três arcadas, ladeada de casas pequenas que hoje são lojas- laboratórios de ourives, mas antigamente eram lojas de carniceiros. No centro das arcadas abre-se um largo, com o miradouro para os dois lados do rio Arno. Espantoso!
















É verdade! Vi a Pietá de Miguel Ângelo! Está no Museu da Catedral. Foi esculpida entre 1550 e 1553. Também tive a grande oportunidade de apreciar O Nascimento de Vénus e A Primavera de Boticelli. Deslumbrante!



















Como ficavam perto dei um saltinho à aldeia mais medieval da Toscana, S. Gimiagno, a Siena e a Pisa. Aqui tentei endireitar a Torre, mas em vão.















Tinha de subir a Torre! 380 degraus! Mas valeu a pena. Pisa também é uma cidade linda. Na imagem vê-se parte da Catedral de Pisa, que fica ao lado da Torre.

E pronto! Sabem, tirei milhentas fotos e só me dá vontade de vos mostrar todas. Florença é arte na rua. A província da Toscana é linda. Definam como objectivo na vossa vida uma visita a Florença! Não se irão arrepender. Também ficarão mais ricos... de conhecimento.

Clikem nas fotos para as verem ampliadas.

Um grande xi-coração!

Sem comentários:

Enviar um comentário