segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Frases para Pensar


Nunca é demais falar-lhes da importância da leitura na vossa vida. Gosto, até, de ser chata nesse aspecto. Para reforçar aquilo que vos tenho dito, fiz então uma busca de frases sobre o livro e sobre a leitura, ditas por personagens célebres. Seguem algumas frases e um pequeno apontamento de quem as disse:


"O livro é um pássaro com mais de cem asas para voar."
(Ramón Gómez de la Serna)



Nasceu em Madrid em 1888. Foi um prolífico escritor e jornalista , inventor do género literário conhecido como greguería . Tem um extenso ensaio literário que vai desde os costumes, a biografia , romance, o teatro.









"Um país se faz com homens e livros."
(Monteiro Lobato)

José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em São Paulo, Brasil em 1882 e faleceu em 1948. Foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. Entre as suas obras mais famosas para crianças, destacam-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).





"Não há livro tão mau que não tenha algo de bom."
(Cervantes)



Miguel de Cervantes Saavedra, grande dramaturgo, romancista e poeta espanhol, nasceu em 1547. A sua obra prima, Dom Quixote de La Mancha, muitas vezes considerado o primeiro romance moderno é um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerado um dos melhores romances já escritos. O seu trabalho é considerado entre os mais importantes em toda a literatura. A sua influência sobre a língua espanhola tem sido tão grande que o espanhol é frequentemente chamado de La lengua de Cervantes (A língua de Cervantes).






"Que nunca o livro fique longe de tua mão e de teus olhos."
(São Jerónimo)


São Jerónimo nasceu em Strídon, na fronteira entre a Panónia e a Dalmácia (zona entre a Hungria e a Bósnia) no ano 347, tendo-lhe sido dado o nome de Eusébio Sofrónio. É conhecido sobretudo como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim. É o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores.
É reconhecido pela Igreja Católica como santo e Doutor da Igreja, e como santo pela Igreja Ortodoxa Oriental, onde é conhecido como São Jerónimo de Stridonium ou Abençoado Jerónimo.





"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo."
(Richard Steele)


Richard Steele nasceu em Dublin em 1672. Foi um político e dramaturgo. É lembrado como o co-fundador, com seu amigo Joseph Addison, da revista The Spectador.

Steele tornou-se membro do Parlamento do Reino Unido em 1713.









"Acho a televisão muito educativa. Toda as vezes que alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro."
(Groucho Marx)

Pseudónimo de Julius Henry Marx, nasceu em 1890, em Nova Iorque. Foi um comediante, célebre como um dos mestres do humor. Fez filmes com os irmãos (Irmãos Marx). Também foi apresentador de rádio e televisão. A sua aparência característica incluía detalhes como óculos, charuto, espesso bigode e sobrancelhas pintados








"Nave melhor do que um livro, para viajar longe, não há."
(Emily Dickinson)


Emily Elizabeth Dickinson nasceu na América em 1830. Foi uma grande poetisa considerada moderna em vários aspectos. Toda a sua obra foi editada postumamente sendo aclamada pelos críticos.








"Creio que uma forma de felicidade é a leitura."
(Jorge Luis Borges)


Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo nasceu em Buenos Aires, Argentina em 1899. Foi escritor, tradutor, crítico literário e ensaísta. Segundo um estudo tem ascendência portuguesa. Em 1955 foi nomeado director da Biblioteca Nacional da Argentina e professor de literatura na Universidade de Buenos Aires.






"Uma biblioteca é um acto de fé."
(Victor Hugo)



Victor-Marie Hugo foi um grande poeta, dramaturgo, romancista, artista visual, estadista e activista dos direitos humanos. Nasceu em França no ano de 1802. Os seus grandes romances são O Corcunda de Notre Dame e Os Miseráveis.







"Estudai, não para saber mais, mas para saber melhor do que os outros."
(Séneca)



Lúcio Aneu Séneca foi um dos mais célebres escritores e intelectuais do Império Romano. A sua obra literária e filosófica inspirou o desenvolvimento da tragédia na dramaturgia europeia renascentista.






"Ler é sonhar pela mão de outrem"
(Fernando Pessoa)




Nasceu em Lisboa em 1888 e faleceu em 1935. Foi um grande poeta e escritor português. É considerado um dos maiores poetas
da lingua portuguesa e da literatura universal, muitas vezes comparado a Luis de Camões. Harol Bloom (crítico literário) considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo".




E pronto! Espero que estas frases vos façam pensar na importância da leitura! Basta atentarmos no valor das pessoas que as disseram!



Um grande xi-coração


Sem comentários:

Enviar um comentário