Na Rua do Pinheiro

domingo, 10 de outubro de 2010

O Dia do Dez

Fui hoje à escola
Pela primeira vez,
Mãezinha , aprendi
A contar até dez!


Sabes quantos degraus
Tem a minha escola?
Não adivinhas…?
Mãezinha já sei
Contar até dez!

Fomos ao recreio
Ao cair das dez.
Contei as badaladas
Sem me enganar.
Mãezinha já sei
Contar até dez!

Na sala de aula
Podes crer em mim
Que os alunos são dez
A contar comigo.
E presta atenção
Naquilo que digo:

A sala tem janelas
Que dão para a praça!
Sabes quantas são?
Mãezinha já sei
Contar até dez!

A praça é alegre
E cheia de vida
Porque bem no meio
Está um sonhador
Que vende balões.
Dez em cada mão.
Contei os balões
Dez de cada vez.
Mãezinha já sei
Contar até dez!

E o mais engraçado
Que te vou contar
É que lá na praça
Está sempre um pedinte
Com a mão no ar
Enquanto murmura:
Só dez moedinhas!
Mãezinha já sei
Contar até dez!

Ah, que desilusão!
Que dia azarado!
Que grande aflição!
Mãezinha ouve bem:

Subi as escadas,
Contei as badaladas,
Nenhum colega faltou,
As janelas lá estão
Abertas para a praça,
O vendedor coitado
Não vendeu nenhum balão,
No ar continua
A mão do pedinte...

E o professor mandou
Contar até vinte!

                     Eugénia Edviges

Um grande XI-    

Sem comentários:

Enviar um comentário