Na Rua do Pinheiro

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Férias 2011
















Estive uns dias ausente do blogue porque fui de férias. E como já vai sendo hábito todos os anos procuro umas férias de descanso, cultura e diversão.


Visitei algumas praias que não conhecia, mas são praias que nunca frequentarei. Basta olhar para as fotos:


Apesar do Aviso de Perigo as pessoas deitam-se à sombra das rochas e pasmem! por vezes acompanhadas por crianças.




Este túnel liga às duas praias que formam a praia da Senhora da Rocha. Mesmo com o Aviso bem visível as pessoas atravessam-no. É de pasmar! Mas realmente são praias lindíssimas.
Tirei muitas fotos da Capela da Senhora da Rocha que dá o nome à praia mas resolvi mostrar-vos o postal que comprei para terem uma ideia da beleza do lugar:



O forte e a Capela da Senhora da Rocha é do séc. XV. Situa-se num promontório entre as duas praias que são ligadas pelo tal túnel. D. João III mandou construir o forte para defender a praia dos piratas mouros.


Frequentei a mesma praia do ano passado. O estacionamento é num grande campo aberto, em terra batida, com muito pó. Perto da praia existe uma reserva natural que é espectacular. Fica a cerca de 100 metros do estacionamento da praia.


Trata-se da Lagoa dos Salgados, um local de reprodução de aves silvestres, destacando-se o pernilongo, a garça-real, o flamingo e a perra que tem neste local o único sítio onde nidifica.
Sabem uma coisa? Apesar da proximidade do estacionamento, é muito raro ver alguém junto à lagoa para admirar aquelas aves lindíssimas. Aquela beleza está ali "à mão de semear" e ninguém usufrui dela. De vez em quando lá se vê algum estrangeiro a filmar..


Também estive em Manteigas, uma terra linda que fica pendurada na encosta da Serra da Estrela. Vejam lá se não tenho razão:
Manteigas fica no coração da Serra da Estrela. Paisagem magnífica, com o rio Zêzere de águas límpidas e cristalinas a serpentear entre as rochas e onde em qualquer local se pode tomar banho.
É difícil descrever o Glaciar do Zêzere. Basta dizer-vos que é o maior vale glaciar, em linha recta, de toda a Europa, atingindo 13 Km de extensão. O que é a glaciação? Pelo que consegui averiguar na Internet são fenómenos climáticos que ocorrem ao longo da história da Terra. São períodos de frio intenso dentro de uma era de gelo, provocando o aumento dos glaciares nos polos e nas zonas montanhosas, próximas das regiões de neve, deixando marcas profundas nas lagoas, rochas e vales. Uma pequena amostra:




Fui visitar o viveiro das trutas. Vejam:



Os salpicos são elas a saltar.
A truta pertence à família do salmão. Pode alcançar 60cm. É uma espécie carnívora, alimentando-se de insectos e outros peixes. As águas têm de ser puras e cristalinas para que a truta possa sobreviver. Por isso dão-se bem em rios de montanha.

Perto de Manteigas há praias fluviais como, por exemplo, a praia de Valhelhas e a praia da Relva da Reboleira. Não gostariam de tomar banho envoltos nesta paisagem?


Eu tomei! Atravessei o rio Zêzere a nado! Eureka!


Valhelhas é uma aldeia encantadora. Fica situada numa zona lindíssima banhada pelo rio Zêzere. É de origem muito antiga. O pelourinho é de 1555 e a Capela de S. Sebastião é de 1577.


No regresso passámos por Belmonte onde existe uma grande comunidade judaica e onde nasceu Pedro Álvares Cabral. Decorria a Feira Medieval e, por casualidade, deparei com estas aves magníficas:

Falcões imponentes que se alimentavam com um bocado de coelho tenrinho.


À procura da Azinhaga, que pertence ao concelho da Golegã, onde nasceu Saramago, descobri esta paisagem do Paul de Boquilobo:



Não achei a Azinhaga, mas valeu a pena o esforço. Que bela foto!

Foram as férias ideais para mim. Ah! Não pensem que não li! Foi esta a minha leitura nestes 15 dias.
Um autor islandês vencedor do Prémio Nobel em 1954 e que eu descobri há muito pouco tempo.


Um autor que me dá um grande prazer ler. Já li uma parte da sua obra nomeadamente "Timbuktu" que é uma pequena maravilha


A revista "Ler" do mês de Julho que tem tudo sobre autores e livros.

Um grande XI-    

 Desejo a todos umas óptimas férias!

Sem comentários:

Enviar um comentário