Na Rua do Pinheiro

terça-feira, 22 de novembro de 2011

O Seu Único Barquinho - Fernando Cardoso

Este poema está incluído no livro "Novas Flores Para Crianças" ( 5ª Edição). O texto é de Fernando Cardoso e a ilustração é de Maria João Lopes

O barquinho de cortiça
já está pronto e está bonito
foi o menino que fez.
vai deitá-lo à beira mar
p`ra que uma onda o leve
na dúbia primeira vez.

pôs-lhe um nome, uma bandeira,
beijou-o à despedida
e acenou-lhe com a mão.
Viu-o partir tão contente
até perdê-lo de vista
no mar da sua ilusão.

Mas não voltou o barquinho
e o menino ficou triste
a chorar junto do mar.
Porém, logo outro menino
perguntou-lhe intrigado
porque estava ele a chorar.

E quando soube o motivo
entre soluços lhe disse:
- "Não chores, nessa preguiça,
não há razão para isso.
Faz antes outro barquinho
que eu dou-te a minha cortiça."

"Eu  é que tenho razão
para chorar toda a vida,
pois foi neste mar também
que eu perdi o meu barquinho,
o meu único barquinho,
a que eu chamava Mãe..."


Um grande XI-    

Sem comentários:

Enviar um comentário