Na Rua do Pinheiro

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Canções Antigas

Há cantigas que ficaram para sempre na memórias das pessoas. São canções muito antigas, que os nossos pais e avós também já cantaram. Muitas vezes estas cantigas serviam para acompanhar jogos de roda. Tenho a certeza que ao lerem estes versos se recordarão da música. Se não as conhecerem por que não perguntarem à avó ou à mãe? Aqui fica o desafio:

Balancé
Adeus que me vou embora
adeus que me leva o vento!
Já não há quem por mim chore
neste triste apartamento.

Ó balancé, balancé
Balancé da neve pura
Ó minha salvé rainha 
Ó minha vida doçura!



Olha a Triste Viuvinha

Olha a triste viuvinha
que anda na roda a chorar
anda a ver se encontra noivo
para com ela casar

já lá leva dois cabaços
três ou quatro há de levar
É bem feito, é bem feito
não achares com quem casar.




A Saia da Carolina

A saia da Carolina
tem um lagarto pintado
quando a Carolina anda
o lagarto dá ao rabo
Tem, tem, tem, ó-i-ó-ai
Tem, tem, tem, ó-ai meu bem

A saia da Carolina
não tem prega nem botão
Tem cautela, ó Carolina
Não te caia a saia ao chão.
Tem, tem, tem, ó-i-ó-ai
Tem, tem, tem, ó-ai meu bem


A Machadinha

Ai, ai, ai, minha machadinha
Quem te pôs o nome sabendo que és minha?

Sabendo que és minha...também eu sou tua
Salta machadinha para o meio da rua

No meio da rua não hei de eu ficar
hei de ir à roda buscar o meu par



Tenho Um Macaquinho

Tenho cinco réis
tenho um alguidar
tenho um macaquinho
de pernas p`ró ar

quando me levanto
tiro-lhe o boné
aperto-lhe a mão
Olarilólé


Ó Rosa Arredonda a Saia

Ó Rosa arredonda a saia
Ó Rosa arredonda-a bem
Ó Rosa arredonda a saia
olha a roda que ela tem

Olha a roda que ela tem
olha a roda que ela tinha
Ó Rosa arredonda a saia
Que fique bem redondinha


Ora Bate, Padeirinha

Fui ao rio p`ra te ver
à fonte p`ra te falar
Nem no rio nem na fonte
fui capaz de te encontrar

Ora bate, padeirinha
Ora bate o pé no chão
Ora bate, padeirinha,
amor do meu coração


Oliveirinha da Serra

Oliveirinha da serra
o vento leva a flor
Ó-i-ó-ai só a mim ninguém me leva
ó-i-ó-ai lá p`ró pé do meu amor

Oliveirinha da serra
o vento leva a ramada
Ó-i-ó-ai só a mim ninguém me lava
ó-i-ó-ai lá p`ró pé da minha amada.


Alecrim

Alecri, alecrim doirado
que nasce no monte sem ser semeado
Ai meu amor quem te disse a ti
que a flor do campo é o alecrim?

Alecrim, alecrim aos molhos
por causa de ti choram os meus olhos.
Ai meu amor quem te disse a ti
que a flor do campo é o alecrim?


Os Olhos da Marianita

Os olhos da Marianita
são verdes cor do limão
ai sim, Marianita ai sim olaré
Ai não, Marianita ai não.

Os olhos da Marianita
São negros cor do carvão
Ai sim, Marianita ai sim  olaré
ai não, Marianita ai não.


Regadinho

Água leva o regadinho
àgua leva e vai regar
Enquanto rega e não rega
ao meu amor vou falar

Água leva o regadinho
vai regar o meu jardim
enquanto rega e não raga
vou pensando para mim

Água leva o regadinho
Água leva e vai regar
A água do nosso rio
Corre toda para o mar.


http://youtu.be/I64vIk_tJSU


E há muitas, muitas mais. Pode ser que o pai, a mãe ou avós conheçam mais alguma.


Um grande XI-    



Sem comentários:

Enviar um comentário