Na Rua do Pinheiro

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Biografia - Luisa Ducla Soares




Maria Luisa Bliebernicht Ducla Soares de Sottomayor Cardia nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1939 e licenciou-se em Filologia Germânica. Colaboradora de diversos jornais e revistas, estreou-se com um livro de poemas, " Contrato", em 1970. Foi adjunta do Gabinete do Ministro da Educação ( 1976-8 ).Orientando-se preferencialmente para a literatura destinada a crianças e jovens, publicou mais de 90 obras. É sócia fundadora do Instituto de Apoio à Criança. Tem escrito guiões para televisão .Vários poemas seus foram musicados, tendo sido editado em 1999 um CD com letras exclusivamente de sua autoria musicados por Susana Ralha. Intitula-se "25" por ser constituído por 25 canções e se integrar na comemoração dos 25 anos da Revolução de 25 de Abril. Desenvolve junto de escolas e bibliotecas acções de incentivo à leitura. Participa frequentemente em colóquios e encontros, apresentando conferências e comunicações sobre problemática relacionada com os jovens e a leitura e sobre literatura para os mais novos. Recusou, por motivos políticos, em 1973 o Grande prémio de Literatura Infantil que o Secretariado Nacional de Informação pretendeu atribuir-lhe pelo livro " História da Papoila " . Recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro do biénio 1984-5 por " 6 Histórias de Encantar" e em 1996 recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra.. Em 2004 foi seleccionada como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen.

Bibliografia (entre muitos mais):

O Dr. Lauro e o Dinossauro
O Ratinho Marinheiro
O Meio Galo e Outras Histórias
Histórias de Bichos
O Menino e a Nuvem
O Dragão
De que São Feitos os Sonhos
6 Histórias de Encantar
A Vassoura Mágica
Lenga-Lengas
O Rapaz que Vivia na Televisão

Este livrinho contém três histórias:
História de uma "menina que nasceu verde, verde, verde.
- Seria de eu comer muito caldo verde? - perguntava a mãe.
- Seria de eu beber muito vinho verde? - perguntava o pai";
a história do homem que nunca tinha cortado as barbas."Quando queria varrer a casa não precisava de outra vassoura - usava as barbas. Quando a neta o vinha visitar, era certo e sabido, que pedia logo:
-Avôzinho, deixa-me saltar à corda com as suas barbas?";
a história do senhor que só tinha pouca sorte. "Comprou uma galinha, pois queria ovos frescos, para fazer omeletes. Mas a galinha só punha ovos de ouro. Que pouca sorte! Saíam-lhe sempre automóveis nas rifas. Já tinha 17 carros, sem ter carta de condução. Que pouca sorte! Mandou abrir um poço no quintal para regar a hortaliça. Mas do poço, em vez de água, saltou um repuxo de petróleo. Que pouca sorte!"
E muito mais. O livro tem umas ilustrações "giríssimas" de Pedro Leitão


Um grande xi-coração

Sem comentários:

Enviar um comentário