Na Rua do Pinheiro

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Literatura dos Melhores Escritores do Mundo (Cont.) Perigo na Montanha Vermelha

Capítulo escrito e ilustrado pela turma do professor Filipe

Naquele dia Pérola sentiu que algo estava para acontecer. O mar estava agitado, os peixes que, normalmente, passeavam pela gruta onde Pérola morava, parece que nesse dia andavam assustados. Das paredes da gruta caíam pedacinhos de pedra, situação que Pérola não compreendia.
Rubi também se sentia preocupado. Não compreendia o que estava a acontecer.
- O que estará a acontecer? - pergunta ela ao Rubi.
- Alguma coisa está mal. Decerto será na superfície, alguém a rebentar bombas!
- Rubi, não sabemos o que se passa, mas está na altura de irmos averiguar! Não estejas para aí a falar em bombas, que eu não tenho medo!
- Lá estás tu a tentar meter-nos em sarilhos! Pode ser perigoso o que está a acontecer!
Repentinamente, ouviu-se um barulho horrível! A gruta abanou com ímpeto que os fez dar um grito enorme!
Diz Pérola:
- Vamos ver o que se passa! O estrondo parece que vem da Montanha Vermelha. Vê como a montanha deita bolhas de vapor e pedras.
- Não. É perigoso! Não metas ideias loucas na cabeça!
Mas Pérola não desistiu e disse:
- Se não vens comigo eu irei sozinha.
E começa a nadar em direcção à Montanha Vermelha.
O Rubi, prevendo que Pérola ir-se-ía meter em apuros, acabou por segui-la.
À medida que iam nadando, encontravam alguns amigos pelo caminho. Primeiro encontraram o Doutor Tentáculo, que ao saber aonde iam, disse:
- Tenham cuidado! Podem ficar feridos e eu não tenho tratamento para lhes fazer.
Ao passarem frente ao navio pirata, surgiu no convés o Monstro Bizarro que também tentou demovê-los da ideia de irem à Montanha Vermelha.
À medida que se aproximavam maior era o estrondo. A terra tremia cada vez mais, as pedras eram cuspidas pela montanha. Algumas delas caiam sobre Pérola e Rubi. A terra abria grandes fendas. Uma pedra maior caiu sobre a cabeça de Pérola, que desmaiou, caindo num buraco fundo.
Rubi ficou aflito! Que fazer? Como acudir à sua amiguinha que estava desmaiada no fundo do buraco? Que estará a acontecer? O que é que se passa com o fundo do mar? Será que aqueles tremores de terra vão acabar? Será que a sua amiguinha irá morrer? Se soubesse que isto iria acontecer nunca a teria deixado vir, nem que a prendesse à porta da gruta!
Entretanto, o Doutor Tentáculo, como tinha ficado preocupado com Pérola e Rubi, dirigiu-se ao monstro Bizarro para juntos tentarem fazer com que eles voltassem para casa.
Diz o monstro Bizarro:
- Pois é Doutor Tentáculo, não sabemos o que tudo isto quer dizer! Porque será que o fundo do mar está a explodir?
O Doutor Tentáculo respondeu:
- Sabes, monstro Bizarro, conheço uma cientista que vive aqui perto. Talvez ela nos possa dizer o que está a acontecer.
Dirigiram-se a casa da Doutora Alforreca que estava no seu laboratório a fazer experiências marinhas. Ficou assustada quando o Monstro Bizarro e o Doutor Tentáculo lhe contaram o que estava a acontecer e a preocupação por não saberem de Pérola e Rubi.
E disse a Doutora Alforreca:
- Se eles foram para a montanha estão em grande perigo porque a terra treme devido a uma erupção que vai ocorrer na montanha.
Dirigiram-se os três em direcção da Montanha Vermelha. Quando viram a Pérola desmaiada no fundo do buraco e a aflição do Rubi, pensaram que a Pérola não se iria salvar. Mas a Doutora Alforreca disse:
- Já temos pouco tempo. A montanha está a entrar em erupção. O buraco onde Pérola está é tão fundo que só o polvo gigante poderá ajudá-la.
Rubi disse:
- Vou chamar com os meus ruídos característicos de golfinho, o polvo gigante que, se ouvir o meu chamamento virá ajudar!
Passado algum tempo surgiu o polvo gigante que andava à caça ali perto. Contaram-lhe o que se passava com a Pérola e rapidamente conseguiu puxar a Pérola para fora daquele buraco horroroso.
No fim a Doutora Alforreca gritou:
- Fugimos! A montanha está prestes a explodir.
Nadaram o mais rápido que podiam. Pérola ia presa nos tentáculos do polvo gigante. Finalmente chegaram à gruta onde morava Pérola. Foi então que ao olharem para a Montanha Vermelha que ficava lá longe, ela explodiu com uma chuva de lava avermelhada. Era um espectáculo maravilhoso.
Mas Pérola ao olhar aquele espectáculo pensou:
- É uma vista deslumbrante! Mas se eu lá estivesse, poderia ter morrido e os meus amiguinhos iriam ficar muito tristes.

Sem comentários:

Enviar um comentário