Na Rua do Pinheiro

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Literatura dos Melhores Escritores de Mundo (Cont.) O Exército do Mar

Capítulo escrito e ilustrado pela turma da professora Fernanda - freguesia da Barrosa


Num certo dia estava Pérola à janela a admirar o fundo do mar que rodeava a sua gruta e a cumprimentar todos os peixinhos seus amigos e vizinhos que por lá passavam, quando ao longe viu aproximar-se o Monstro Bizarro.
Pérola reparou que ele vinha apressado e muito aflito. Alguma coisa de estranho se passava com o seu amigo Monstro…
- Vou chamar o Rubi que está a brincar no jardim do Coral Azul. E assim fez.
Quando o Monstro se aproximou deles, perguntaram ao mesmo tempo:
- Monstro Bizarro, que te aconteceu para vires tão preocupado?
O Monstro que estava tão exaltado, disse:
- Pérola, temos de agir rapidamente. Há dois dias que tenho assistido a uma coisa horrível: há mergulhadores que andam a roubar peixinhos pequenos, corais dos recifes e o meu querido tesouro que o pirata me pediu para guardar.
Rubi respondeu:
- Isso não pode acontecer. Temos de arranjar uma solução. Os peixes pequeninos têm que se tornar adultos para se reproduzirem, os corais são uma grande riqueza dos oceanos, são milhares de seres vivos que têm que ser preservados.
Pérola acrescentou, indignada:
- O teu tesouro não pode ser roubado, o barco pirata é a tua casa e o tesouro está à tua guarda. Vamos pôr mãos à obra e arranjar uma solução para o problema.
O Monstro Bizarro ficou mais aliviado uma vez que Pérola e Rubi iriam ajudá-lo.
- Vamos para a minha casa na gruta que é espaçosa e vamos pensar no que havemos de fazer.
Sentaram-se ao redor da mesa da cozinha a olharem uns para os outros, à espera de terem uma brilhante ideia.
-Descobri! Exclamou o Monstro Bizarro.
Pérola e Rubi olharam para ele admirados.
- Diz depressa! – responde Pérola entusiasmada.
O Monstro Bizarro explicou então:
- Vamos pedir ajuda aos nossos amigos do mar para atacarem os mergulhadores!
- A quem devemos pedir ajuda? Disseram em coro Pérola e Rubi.
O Monstro responde:
- Ao peixe balão porque consegue inchar o corpo e rebentar, mandando os seus picos com muita força; à alforreca que provoca alergias e queimaduras na pele; ao peixe-agulha porque pode picar o rabo aos mergulhadores; ao choco porque deita tinta que impedirá os mergulhadores de verem em seu redor e à enguia eléctrica que lhes dará uns belos choques que os deixam com os cabelos em pé.
- Boa ideia!- diz Rubi .
Vou emitir os meus gritos característicos para chamar o nosso exército!
E assim fez.
Passado algum tempo, todos aqueles animais apareceram à porta da gruta. Eram muitos.
Pérola diz:
- Vamos conseguir afastar os mergulhadores com a ajuda do nosso exército particular.
Em pouco tempo Pérola, Rubi e o Monstro explicaram o que se passava.
Era preciso agir.
- Monstro Bizarro diz-nos onde se encontram os tais mergulhadores que iremos atacar.
Seguiram o Monstro Bizarro ao sítio onde ele tinha visto os mergulhadores.
Quando lá chegaram organizaram-se:
-Já tenho o meu bico afiado! disse o peixe-agulha.
- Vou expelir a minha tinta, que eles vão ficar sem visão!- disse o Choco.
- Estou preparada para lhes dar choques eléctricos! - disse a Enguia Eléctrica
Pérola e Rubi esconderam-se atrás de umas rochas do mar a verem a luta que se iria travar.
Mal os mergulhadores chegaram, o peixe balão, a alforreca, o peixe-agulha, o choco e a enguia eléctrica actuaram rapidamente.
Quando se viram atacados de todos os lados, por aqueles animais soldados marinhos, que vieram em defesa das riquezas do mar, logo pensaram em fugir. Era melhor sobreviverem do que ficarem magoados ou feridos. Logo viram que não conseguiriam roubar tudo o que queriam, pois os animais que zelavam pelo fundo do mar não lhes dariam hipótese.
Pérola, Rubi e o Monstro Bizarro ficaram contentes ao verem os mergulhadores fugirem e assim o espaço que era deles e de todos os que lá habitavam, voltou ao normal.
- Agora que já estamos descansados, vamos para minha casa que eu lhes irei servir um apetitoso lanche. – disse Pérola.
- Não, não! – disse o Monstro Bizarro. Por me terem ajudado eu levo-os para o meu barco pirata para comemorarmos a nossa vitória!
Ficaram radiantes.
Mais uma vez tudo acabou em bem!


Um grande xi-coração!

Sem comentários:

Enviar um comentário