Na Rua do Pinheiro

sexta-feira, 11 de março de 2011

Um Livro e Um Poema de João Pedro Mésseder

Este poema foi retirado do livro de João Pedro Mésseder "O g é um gato enroscado". Trata-se de um livro de poemas, ilustrado por Gémeo Luis, que está incluído no Plano Nacional de Leitura.



UM LIVRO



Levou-me um livro em viagem,
não sei por onde é que andei.
Corri o Alasca, o deserto.
Andei com o sultão do Brunei?
P`ra falar verdade, não sei

Com um livro cruzei o mar,
não sei com quem naveguei.
com marinheiros, corsários,
tremendo de febres e de medo?
P`ra falar verdade, não sei.

Um livro levou-me p`ra longe,
não sei por onde é que andei.
Por cidades devastadas,
no meio da fome e da guerra?
P`ra falar verdade, não sei.


Um livro levou-me com ele
até ao coração de alguém,
e aí me enamorei-
de uns olhos ou de uns cabelos?
P`ra falar verdade, não sei.

Um livro num passe de mágica
tocou-me com o seu feitiço:
deu-me a paz e deu-me a guerra,
mostrou-me as faces do homem
-porque um livro é tudo isso.


Levou-me um livro com ele
pelo mundo a passear,
não me perdi nem me achei
-porque um livro é afinal...
um pouco de vida, bem sei.


Um grande xi-coração

Sem comentários:

Enviar um comentário