Na Rua do Pinheiro

sábado, 26 de março de 2011

27 de Março - Dia Mundial do Teatro

O Dia Mundial do Teatro celebra-se a 27 de Março. Também neste dia se comemora o Dia do Circo.
Por isso vou falar um bocadinho de Teatro.
Teatro tem origem no termo grego Theatron, que significava o "lugar de onde se vê", isto é, o espaço que é ocupado pelo espectador. Ninguém sabe ao certo qual a origem do teatro. Há estudos que apontam para os rituais das épocas primitivas, outros que referem que talvez ter-se-à desenvolvido a partir de danças, imitações, jogos.
Uma peça de teatro é uma forma literária normalmente constituída por diálogos entre pessoas (as personagens) e que se destina a ser representada e não lida.
O Teatro de Epidauro (cidade da Grécia antiga), era muito grande, permitindo que milhares de pessoas assistissem a um acontecimento que envolvia toda a comunidade.


Em Lisboa temos o Teatro Nacional D. Maria II, inaugurado no dia 13 de Abril de 1846, no reinado de D. Maria II de Portugal. A peça de estreia foi "O Magriço" e os "Doze de Inglaterra", peças escritas por Jacinto Aguiar de Loureiro


Gil Vicente (1465-1536?) é considerado o fundador do Teatro português, o primeiro grande dramaturgo português, além de poeta de renome. No teatro desempenhava as tarefas de músico, actor e encenador. É o "pai" do teatro português, ou mesmo do teatro ibérico, pois escreveu também em castelhano. Nas suas peças introduziu elementos populares que influenciou, por sua vez, a cultura popular portuguesa



O Monólogo do Vaqueiro, como teria sido representado pelo próprio Gil Vicente, de acordo com a tela pintada por Roque Gameiro (pintor e desenhista português, especializado na arte da aguarela).


Para festejarem o Dia Mundial do Teatro, peçam aos pais para vos levar ao Teatro Armando Cortez, em Lisboa para verem o Grupo de Teatro Infantil de Lisboa que leva à cena pelas 15 horas o espectáculo de teatro musical "O Quebra- Nozes e o Rei dos Camundongos". Para maiores de 4 anos, e por ser dia do Teatro, os bilhetes são a 8 euros. Será uma tarde bem passada.
Um grande xi-coração


Sem comentários:

Enviar um comentário