Na Rua do Pinheiro

sábado, 16 de julho de 2011

Livros

Achei muito interessante o artigo sobre livros, escrito por Sofia Barrocas na rubrica "Trivial Pursuit", constante da Notícias/Magazine de 10.07.2011. Pensando bem acho que ela está cheia de razão. Ora leiam todos: pais e filhos.


"O que é que leva uma criança a gostar de livros? Porque é que entre os nossos filhos - a quem todos tivemos o cuidado de ler histórias na infância, de rodear de livros apelativos, de explicar a importância da leitura - temos uns (raros) leitores compulsivos, outros que vão lendo e uma larga maioria que nem sequer quer ouvir falar no assunto e só lê mesmo o que é obrigatório para a escola? Como é que conseguimos "passar a mensagem" a uns e embater no muro do desinteresse de outros?
Provavelmente começar a gostar de ler livros é tanto uma questão de oportunidade como de sorte. E oportunidades não faltam às crianças/jovens de hoje - a preocupação em motivá-las para a leitura é tanta que se calhar está a ter um efeito contrário ao pretendido. Já a aleatória sorte pode desempenhar um papel muito mais importante do que supomos. Sobretudo sorte em dar de caras com o livro (ou livros) certo(s), na idade certa, na altura certa. é quase como encontrar "a cara metade". Se temos essa sorte, é para a vida toda. Se não a temos, podemos passar ao lado de uma grande felicidade."




Espero que tenham a sorte de "dar de caras" com o livro certo para que, assim, possam sentir a felicidade e o prazer na leitura durante toda a vossa vida.



Um grande XI-    






Sem comentários:

Enviar um comentário