Na Rua do Pinheiro

sábado, 31 de março de 2012

XIII Mora Caiada de Contos 2012

No passado dia 29 participei na XIII Mora Caiada de Contos, este ano com o subtítulo "Ensina-me a contar para um ponto acrescentar". O programa girou à volta dos contos tradicionais na literatura infantil, com abordagens de Alexandre Parafita que esclareceu as várias formas dos contos tradicionais e o que são realmente os contos de fadas. Leiam a etiqueta "Sobre Alexandre Parafita" neste blogue para saberem mais sobre este autor.
António Fontinha, um grande contador de histórias do nosso país, contou-nos o seu percurso com muito sentido de humor que nos fez soltar algumas gargalhadas. A base do seu reportório são temas da tradição oral portuguesa, e, paralelamente à sua actividade de narrador, tem feito recolha de contos tradicionais por todo o país. Tive pena de não poder ter ficado para a noite para o ouvir contar algumas histórias.
 Yara Kono, brasileira de S. Paulo faz parte da equipa do Planeta Tangerina e é ilustradora, tendo recebido já alguns prémios de ilustração. Também nos falou do seu trabalho, da importância da ilustração na literatura infantil e que uma história pode ser com texto e sem texto, dando-nos vários exemplos. Não pude deixar de tomar nota dos "ingredientes" que ela indicou para se preparar um livro.
Assistimos maravilhados a uma encenação do texto de Isabel Minhós Martins "A Manta, uma história aos quadradinhos (de tecido)". Encenação que nos fascinou pela criatividade e pela beleza.
Um dia proveitoso que tinha de partilhar convosco.


Um grande Xi-


Sem comentários:

Enviar um comentário