Na Rua do Pinheiro

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A MinhaTerra

As pessoas costumam afirmar que não há terra mais bonita do que a sua. Poderá ser um lugar completamente descaracterizado, recôndito, sem qualquer motivo de referência, mas é a sua terra, a mais linda do mundo!
E é verdade que todos pensamos do mesmo modo. Eu não fujo à regra e até nos meus trabalhos literários não consigo desligar-me do carinho que sinto pela minha terra e, quer na prosa quer na poesia, ela surge em cada verso, em cada frase.
Quando exclamamos que a nossa terra é a mais linda do mundo talvez nos estejamos a referir a um sentimento, um sentimento que faz com que o nosso coração bata mais acelerado como se a nossa terra fizesse parte do nosso corpo e da nossa mente.
Da emoção que sinto ao olhar a Lezíria, qual lençol bordado da minha terra, saem versos sentidos, profundos, que só eu entendo; no Largo do Calvário distingo murmúrios, que são segredos guardados e quase esquecidos. O rio, marginado pelo verde das searas e dos freixos, fica desenhado no meu olhar; E sou uma eterna apaixonada. Sim, apaixonada pela minha gente, com as suas emoções, os seus valores, os seus anseios mais profundos.
Com tudo isto há que rimar! há que escrever as quadras mais belas que imortalizem a minha terra e a minha gente. Seguem algumas das muitas que já fiz:
A minha terra é a margem
Deste Sorraia a correr
Choro a ver esta paisagem
Que um dia me viu nascer

Canta a Torre as badaladas
E eu não sei qual a razão
Porque ao passar, as malvadas
Vibram no meu coração

Passa o Sorraia, anoitece
O Largo brilha ao luar
Olho o Calvário e parece
Que a cruz está a gritar.

Cubro o Parque de encantos
Nas noites que sei rimar
E penteio os seus recantos
Com um pente de luar

A gente da minha terra
É cheia de devoção
Lamentos que o peito encerra
Em dia de procissão
E esta fi-la mesmo agora:
Por muito que entristeça
E o peito chore de dor
Foi o meu povo, de certeza
Que limou o meu valor.
Sim, a minha terra é a mais linda do Mundo!

                                                                      Eugénia Edviges

Um grande XI-    

Sem comentários:

Enviar um comentário